LOGO-ST-WHITE

Quem somos:

Somos o SINTEF-CL, também conhecido como o Sindicato dos Ferroviários de Conselheiro Lafaiete. Atuamos em defesa dos trabalhadores em ferrovias nas cidades de Aiuruoca, Barbacena, Belo Vale, Bom Jardim de Minas, Brumadinho, Carandaí, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Coronel Xavier Chaves, Entre Rios de Minas, Ibirité, Itabirito, Itutinga, Jeceaba, Mário Campos, Moeda, Santos Dumont, São Brás do Suaçuí, São João Del Rey e Sarzedo

Nossa História

O Sindicato dos Trabalhadores na Área de Transporte e Manutenção em Equipamentos Ferroviários de Conselheiro Lafaiete – SINTEF-CL, teve sua fundação em 01 de dezembro de 1988 pela coragem, luta e insistência de valorosos companheiros ferroviários que clamavam pela representatividade da categoria ferroviária na cidade e região. Aqui se faz necessário lembrar que antes da fundação do nosso sindicato a luta já era travada pelo MUF – Movimento de União dos Ferroviários, que foi um pilar determinante para a criação da nossa entidade até o reconhecimento judicial e empresarial da base de Conselheiro Lafaiete.

     No ano de 1989, assembleias foram realizadas para discussão e deliberação de participação em greve geral e outros movimentos de interesse da categoria além de movimentos populares que integravam a comunidade ao sindicato. Em setembro de 1990, trinta e nove companheiros foram demitidos pela direção da RFFSA na SR-3, inclusive Cipistas e dirigentes sindicais, sendo oito membros do SINTEF-CL.  O motivo era claro: punir com demissão aqueles que lideraram movimento grevista contra o arrocho salarial e a perda de poder aquisitivo imposto pelo governo arbitrário de Fernando Collor. As demissões foram ações intimidatórias praticadas pela RFFSA e repudiada com veemência por toda categoria ferroviária, mas foram revertidas judicialmente e os companheiros retornaram aos seus postos de trabalho mostrando que a união fez a transformação. Outras lutas ainda nos aguardavam:  A privatização das estatais e o fatiamento da RFFSA em concessões foram algumas delas e com coragem enfrentamos junto com a sociedade e os trabalhadores de forma que o nosso movimento sindical se fortalecia a cada dia e mostrava cada vez mais sua relevância.

          Já com a Concessionária MRS Logística S.A que assumiu a concessão do trecho conhecido como SR-3 por 30 anos e que iniciou suas atividades em dezembro de 1996, nosso grande embate sempre foi e é a manutenção de direitos duramente conquistados pelos trabalhadores ao longo da história, a reposição inflacionária anual com ganho real e o pagamento anual de premiações que têm suas regras definidas em acordo específico. Além disso, conquistamos bons acordos de jornada de trabalho para pessoal de tração e manutenção que trabalham em turnos de revezamento além de condições de trabalho que garantem o conforto dos trabalhadores.

          Presente e sempre junto aos representantes dos movimentos populares, somos referência na cidade e em nossa base territorial pela luta e resistência ao arbítrio, ao negacionismo e a exploração da mão de obra. Somos a favor da vida, da empregabilidade e pela democracia visando sempre a proteção à saúde e ao meio ambiente. 

          Ao longo dos anos e diversos mandatos de diretoria novas lideranças surgiram para dar continuidade a este processo histórico e com a força e a vontade do ferroviário nosso sindicato tem se mantido forte e atuante para assim ser por muitos anos. 

Lembre-se:

Os direitos trabalhistas que fazem parte de sua vida são conquistas sindicais que trabalhadores lutaram incansavelmente, por uma vida inteira, para conquistar. Muitos dando até a própria vida pela causa.